5% OFF nos pagamentos via PIX

Processo Produtivo da nossa cerâmica

A cerâmica de alta temperatura é um processo artesanal resultado de muitas etapas manuais.

Modelagem

Primeiro a argila é  separada e sovada para que esteja uniforme no momento da modelagem. Aqui no ateliê as peças em sua maioria são feitas no torno elétrico. É nele que elas tomam forma e seguem para a primeira etapa de secagem.

Antes de estarem totalmente secas são feitos os acabamentos nos formatos e texturas da peça e aí sim, seguem para a secagem total. Neste ponto após totalmente secas as peças estão muito frágeis e precisam de muito cuidado para serem manuseadas.

Queimas

Com a peça acabada e totalmente seca já podemos realizar a primeira queima, que é feita em forno elétrico à cerca de 900ºC por cerca de 9 horas. 
Ao sair do forno a peça está porosa, resistente e pronta para esmaltação.

Neste momento, as peças são banhadas nos nossos esmaltes vidrados, feitos aqui no ateliê, e seguem novamente para secagem. Após a secagem total, estão prontas para a segunda queima.

A segunda é queima é feita também no forno elétrico à 1200ºC por cerca de 7 horas. Nela a cerâmica sinteriza e se torna muito resistente e impermeável. Nela as trnaformações acontecem, os vidrados tomam as formas e cores de acordo com a temperatura atingida em cada região do forno. É preciso o resfriamento lento e quase total para que o forno seja aberto (algo perto de 24h para o tamanho do nosso forno), assim o vidro formado no esmalte e a cerâmica se acomodam como um só sem risco de trincas do vidrado.

Pronto, agora as peças estão prontas para fazer parte das nossas histórias.